Detalhar som

Classificação Científica

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Picidae
 Leach, 1820
Subfamília: Picumninae
 Gray, 1840
Espécie: P. albosquamatus

Nome Científico

Picumnus albosquamatus
d'Orbigny, 1840

Nome em Inglês

White-wedged Piculet


Estado de Conservação

(IUCN 3.1)
Pouco Preocupante

Fotos Sons

Picapauzinho-escamoso

O picapauzinho-escamoso é uma ave piciforme da família Picidae. Também conhecido como pica-pau-anão-escamado.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (francês) picumne, piculet = pequeno pica-pau; e do (latim) albus = branco; e squamatus = com escamas, escamado; albosquamatus = escamas brancas. ⇒ Pequeno pica-pau com escamas brancas.

Características

Mede entre 10 e 11 centímetros de comprimento e pesa entre 9 e 11 gramas.
O macho possui o alto da cabeça com penas vermelhas. Os membros de um casal costumam estar próximos, comunicando-se entre si através de assobios finos, longos, muito característicos e mais fáceis de detectar, depois de aprendidos, do que as aves. Além desse chamado, como os outros pica-paus também tamborilam nas árvores para demarcar território. Em um galho oco batem rapidamente uma sequência de pancadas com o bico. Esse som vai a grandes distâncias, avisando os vizinhos da presença dos donos do território.

Subespécies

Possui duas subespécies reconhecidas:

(IOC World Bird List 2017).

Fotos das subespécies de Picumnus albosquamatus
(ssp. albosquamatus) (ssp. guttifer)

Alimentação

Procura larvas de insetos escavando galhos mortos com pancadas vigorosas do bico, como os outros pica-paus.
Encontrada a galeria onde está a broca, arranca pedaços do galho até atingir o inseto, “pescando” a presa com a longa língua viscosa. Acompanha bandos mistos, quando aves de várias espécies deslocam-se e caçam em grupo.

Reprodução

Os juvenis recolhidos a partir do final de maio-dezembro na Bolívia, e junho-dezembro em Mato Grosso. O ninho é construido em buracos nos troncos com 3 centímetros de largura

Hábitos

Ocorre em todos os ambientes com árvores e arbustos, mais frequente nas matas ciliares dos rios, cerradões e matas. Anda tanto nos arbustos baixos, como na parte alta da copa.
Ao contrário dos outros pica-paus, a cauda possui as penas sem o enrijecimento central. Devido a isso, não a apoiam contra os galhos, firmando-se somente com os pés, os quais são desproporcionais em tamanho para conseguir sustentar a ave. Empoleiram tanto na vertical como na horizontal, movimentando-se aos saltos e alternando o pé de apoio.

Distribuição Geográfica

Ocorre nos estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

Referências

Consulta bibliográfica sobre as subespécies:

Galeria de Fotos